O Vírus Sincicial Respiratório é responsável por um número considerável de infeções respiratórias e internamentos nos primeiros meses de vida do bebé.
Recentemente foi desenvolvida e aprovada uma vacina que pode ser administrada à grávida e que leva a produção de anticorpos e passagem dos mesmos através da placenta faz com que o bebé esteja protegido nos seus primeiros meses de vida, particularmente se nascer nos meses em que há maior número de infeções respiratórias.
Esta vacina reduz a incidência de doença grave do trato respiratório por VSR em bebés até aos 6 meses de idade, cujas mães foram vacinadas na gravidez (81,8% aos 90 dias e 69,4% aos 180 dias). Além disso, reduz a necessidade de internamento por VSR até aos 6 meses de idade.
Aguardam-se orientações da Direção Geral da Saúde m para a sua administração em Portugal, mas esta vacina já está disponível nas nossas farmácias.
Relembramos que pelos mesmo motivos desta vacina, as vacinas da gripe, da COVID-19 e da tosse convulsa devem ser administradas na gravidez. Para além de a proteger a si, está a reforçar o sistema imunitário do seu bebé.